SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue41Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicasConstrução de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros  and  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.433-448. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.

Keywords : Alfabetização; Avaliação de Desempenho; Qualidade do Ensino; Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )