SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicasConstrução de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros  y  CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.433-448. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.

Palabras clave : Alfabetização; Avaliação de Desempenho; Qualidade do Ensino; Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )