SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomiaAvaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

RIBEIRO, Vera Masagão  e  SOARES, Tufi Machado. Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.449-464. ISSN 0103-6831.

Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo de populações brasileiras jovens e adultas, combinando habilidades de leitura e habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas na definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo Inaf desde seu lançamento e das bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentam a proposição da escala combinada, a descrição dos níveis de alfabetismo definidos a partir dela e alguns resultados obtidos de 2001 a 2007 com a amostra nacional de jovens e adultos.

Palavras-chave : Alfabetização; Leitura; Matemática; Escala de Avaliação; Educação de Adultos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )