SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-AlfaO desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: uma comparação com os resultados do Saeb índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BAUER, Adriana. Uso dos resultados do Saresp e formação de professores: a visão dos níveis centrais. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.483-498. ISSN 0103-6831.

Este trabalho tem como objetivo comunicar resultados da pesquisa Uso dos resultados do Saresp: o papel da avaliação nas políticas de formação docente, que realizei durante o mestrado. Ao considerar as declarações dos gestores da educação que implantaram o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) de que este seria também um importante subsídio para a formulação de cursos de desenvolvimento profissional docente, procurei verificar em que medida tal indicador era utilizado como referencial para a definição das necessidades formativas dos professores da rede estadual de São Paulo. Como recorte, defini que pesquisaria os cursos oferecidos para os professores de Ensino Fundamental I, em Língua Portuguesa. Neste texto, busco discutir parte dos resultados obtidos na pesquisa de campo por meio de entrevistas com técnicos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), bem como com os agentes relacionados à discussão dos resultados da avaliação e com os responsáveis pelas atividades de formação no nível intermediário do sistema, ou seja, nas diretorias de ensino. Tais resultados referem-se ao discurso desses agentes a respeito de como os resultados da avaliação influenciam as propostas de formação docente.

Palavras-chave : Saresp; Avaliação da Educação; Formação de Professores; Rendimento Escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )