SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41Uso dos resultados do Saresp e formação de professores: a visão dos níveis centrais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma; RESTANI, Ana Luisa  e  TELLES, Maria Cristina. O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: uma comparação com os resultados do Saeb. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.499-515. ISSN 0103-6831.

O artigo discute os resultados da avaliação dos alunos das escolas mantidas pela Fundação Bradesco. Foram avaliados alunos do 5º ano/4ª série, 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática. Os resultados dos alunos foram colocados nas escalas do Saeb graças à cessão pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, de itens de teste aplicados na Prova Brasil e no Saeb. O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é muito superior, cerca de 1 desvio padrão, à média do Brasil, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa, em todas as séries avaliadas. Quando comparado com os resultados das escolas particulares, o desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é cerca de 10 pontos maior - 20% do desvio padrão - na 4ª série, em Matemática e Língua Portuguesa, equivalente em ambas as disciplinas na 8ª série, e em Língua Portuguesa, na 3ª série do EM. Utilizando o índice do critério Brasil como medida do nível socioeconômico, encontrou-se que cerca de 55% dos alunos do 5º e do 9º ano estão nas classes C, D e E, enquanto na 3ª série do EM esse porcentual é de 65%. A maioria dos alunos de todas as séries, entretanto, pertence à classe C.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Bradesco; Ensino Fundamental; Ensino Médio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )