SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MARTINS, Eliecília de Fátima; SALES, Norma Almeida de Oliveira de  e  SOUZA, Cleber Alves de. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.11-25. ISSN 0103-6831.

O livro didático é uma poderosa ferramenta pedagógica. Além de ser uma fonte de pesquisa e orientação para professores e alunos, exerce papel de grande importância na política educacional e na aprendizagem, transmitindo conhecimentos, ideias e valores sobre determinados conteúdos. Implicitamente, o livro didático abrange interesses sociais, políticos, econômicos e culturais. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir algumas considerações sobre o processo de seleção dos livros aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), principalmente os utilizados na rede pública de ensino, analisando os aspectos políticos, econômicos e pedagógicos que determinam essa escolha, enfatizando a posição do Estado, das editoras e dos professores envolvidos nesse processo.

Palavras-chave : Livros Didáticos; Professores; Políticas Educacionais; Currículos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )