SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticosO Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SILVA, Elaine Aparecida da  and  RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio. Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.29-43. ISSN 0103-6831.

Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio.  Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva.  Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle.  A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado.  Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio; Ensino de Matemática; Taxonomia Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )