SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticosO Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVA, Elaine Aparecida da  e  RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio. Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do aluno. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.29-43. ISSN 0103-6831.

Objetiva-se, neste estudo, analisar os efeitos da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, na aprendizagem de Matemática na primeira série do ensino médio.  Distingue-se, nesse processo, o domínio cognitivo, considerando-se as categorias taxonômicas Conhecimento, Compreensão e Aplicação e a aprendizagem afetiva.  Foi utilizada metodologia experimental, por meio de delineamento quase-experimental, com duas turmas: uma experimental e outro controle.  A instrumentação empregada consistiu em: a) pré e pós testes para aferir a aprendizagem cognitiva; e b) questionário com perguntas abertas para verificar o nível de satisfação dos dois grupos em relação ao procedimento de avaliação utilizado.  Pelos dados coletados, concluiu-se, mediante análise de covariância, não existirem diferenças estatisticamente significativas na aprendizagem cognitiva, quer considerada como um todo, quer considerada nas categorias taxonômicas, distintamente. Quanto à satisfação dos alunos integrantes da pesquisa, porém, houve diferença estatisticamente significativa que favorece o grupo experimental. Pode-se afirmar, ainda, com base nas observações da pesquisadora e nos registros feitos pelos alunos, que a prática da avaliação formativa, com suporte de alunos tutores, beneficia a aprendizagem, pois torna o ambiente em sala de aula mais agradável e dinâmico.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio; Ensino de Matemática; Taxonomia Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )