SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do alunoA educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GOUVEIA, Andréa Barbosa; SOUZA, Ângelo Ricardo de  and  TAVARES, Taís Moura. O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.45-57. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a efetividade das políticas educacionais na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (RMCL), considerando o cotejamento entre os resultados dos municípios desta região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb e outros indicadores sociais e econômicos (Índice de Desenvolvimento Humano, Taxa de Pobreza) e educacionais (Gasto-aluno, Taxa de Crescimento de Matrículas). As principais conclusões apontam para a existência de correlações entre as variáveis sociais e econômicas (Taxa de Pobreza, IDHM) e o desempenho escolar medido pelo Ideb, mas são os recursos investidos em educação, principalmente, que determinam sua qualidade na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.

Keywords : Educação Básica; Ideb; Políticas Educacionais; Rendimento Escolar; Qualidade do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )