SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Avaliação formativa por meio de alunos tutores: efeitos no desempenho cognitivo e na satisfação do alunoA educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GOUVEIA, Andréa Barbosa; SOUZA, Ângelo Ricardo de  e  TAVARES, Taís Moura. O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.45-57. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a efetividade das políticas educacionais na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (RMCL), considerando o cotejamento entre os resultados dos municípios desta região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb e outros indicadores sociais e econômicos (Índice de Desenvolvimento Humano, Taxa de Pobreza) e educacionais (Gasto-aluno, Taxa de Crescimento de Matrículas). As principais conclusões apontam para a existência de correlações entre as variáveis sociais e econômicas (Taxa de Pobreza, IDHM) e o desempenho escolar medido pelo Ideb, mas são os recursos investidos em educação, principalmente, que determinam sua qualidade na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.

Palavras-chave : Educação Básica; Ideb; Políticas Educacionais; Rendimento Escolar; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )