SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de CuritibaO Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOUZA, Célia Magalhães de. A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.59-71. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo mostrar como as diversas ações desenvolvidas no sistema de atividade escolar podem impulsionar o objeto da atividade para um movimento de construção e reconstrução conjunta, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, procuro demonstrar como as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, podem promover a transformação nos sentidos e significados atribuídos à inclusão escolar, para que ela ocorra de fato e não somente de direito.

Palavras-chave : Inclusão; Escola; Processo Ensino-Aprendizagem; Educação Especial; Sala de Aula.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )