SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue42O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construtoAprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. O papel do livro didático na construção do letramento escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.91-110. ISSN 0103-6831.

Este trabalho discute alguns aspectos que constituem o letramento escolar em uma turma de final do primeiro ciclo, em que o livro didático é o elemento central. Os dados foram coletados em vídeo e o foco da análise são os processos interacionais, constituídos por alunos e professora em torno de um livro didático de português. Os resultados indicam que a professora dialoga com o livro didático, apropriando-se dessa ferramenta cultural de acordo com os dispositivos que constituem o seu fazer cotidiano. Nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, ampliando e redimensionando as atividades propostas.

Keywords : Letramento; Alfabetização; Livro Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )