SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construtoAprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. O papel do livro didático na construção do letramento escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.91-110. ISSN 0103-6831.

Este trabalho discute alguns aspectos que constituem o letramento escolar em uma turma de final do primeiro ciclo, em que o livro didático é o elemento central. Os dados foram coletados em vídeo e o foco da análise são os processos interacionais, constituídos por alunos e professora em torno de um livro didático de português. Os resultados indicam que a professora dialoga com o livro didático, apropriando-se dessa ferramenta cultural de acordo com os dispositivos que constituem o seu fazer cotidiano. Nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, ampliando e redimensionando as atividades propostas.

Palavras-chave : Letramento; Alfabetização; Livro Didático.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )