SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42O papel do livro didático na construção do letramento escolarJogo e mediação social: um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda  e  SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.111-124. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como objetivo discutir a apropriação da linguagem escrita, especificamente no que se refere à ortografia, como uma aprendizagem conceitual. O trabalho se orienta pelo referencial de autores da Teoria Histórico-Cultural, sobretudo os estudos sistematizados por Leontiev (1983) no texto "Questões psicológicas da teoria da consciência", no qual analisa processos psíquicos, como atenção e percepção, necessários à apropriação de conceitos em atividades de ensino. Com a realização da pesquisa, foi possível explicitar a conscientização dos conceitos pelos estudantes como um dos aspectos que podem contribuir para a compreensão e o encaminhamento didático-metodológicos do ensino do conteúdo da linguagem escrita, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

Palavras-chave : Escrita; Ortografia; Aprendizagem; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )