SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número42Aprendizagem conceitual e apropriação da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

FITTIPALDI, Claudia Bertoni. Jogo e mediação social: um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.125-150. ISSN 0103-6831.

O texto apresenta o resultado de um estudo fundamentado na vertente histórico-cultural de Vygotsky, cujo principal objetivo foi verificar se as crianças adquirem novos conhecimentos, desenvolvem novas habilidades e empregam novas estratégias, ao jogar com o apoio da mediação social. Realizaram-se quatro estudos de casos com meninos de nove anos, da 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública. A coleta de dados contou com o instrumento utilizado por Ribeiro (2001) - Jogo das Boas Perguntas - adaptado em razão dos objetivos propostos na pesquisa. Inicialmente, os alunos conheceram o material, as regras do jogo e classificaram as figuras de acordo com o conhecimento, as habilidades e estratégias que já possuíam, sendo a mediação nesse momento vaga e imprecisa. Posteriormente, houve intervenções mais incisivas e diretas visando a otimizar as aprendizagens necessárias para bem-jogar. Por último, verificou-se a extensão da aprendizagem adquirida.  Os resultados indicam que, quando se joga com o apoio de uma mediação que considera os níveis de desenvolvimento real, as possibilidades de aprendizagem se ampliam.

Palavras-chave : Aprendizagem; Desenvolvimento da Criança; Jogos; Processo Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )