SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamentalA questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira  e  SOUSA, Clarilza Prado. Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.235-255. ISSN 0103-6831.

Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.

Palavras-chave : Representação Social; Avaliação da Educação; Formação de Professores; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )