SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitárioPrograma Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MARTINS, Maria Angélica Rodrigues. A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.257-272. ISSN 0103-6831.

O trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.

Keywords : Ensino Superior; Currículos; Professores; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )