SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superiorEstudos de avaliação na educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MARQUES, Cláudio de Albuquerque; AGUIAR, Rui Rodrigues  and  CAMPOS, Márcia Oliveira Cavalcante. Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.275-291. ISSN 0103-6831.

Este artigo versa sobre o "Programa Alfabetização na Idade Certa" (PAIC), delineando as possibilidades de intervenção para eliminar o analfabetismo no Estado do Ceará. Revelam-se os fundamentos conceituais que nortearam a criação do modelo de avaliação utilizado nesse programa, sua metodologia, bem como os resultados da avaliação realizada no primeiro semestre de 2006, em 55 municípios do Ceará, com crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, e que apresentaram desempenhos insatisfatórios no que se refere à leitura e escrita de pequenos textos. Os resultados conscientizaram os diretores, supervisores, professores e ainda os responsáveis pelas políticas educacionais do Estado da necessidade de intervenções urgentes no processo de alfabetização das crianças cearenses.

Keywords : Alfabetização; Avaliação da Aprendizagem; Políticas Educacionais; Ceará.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )