SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivasAlunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima  e  MENDES, Débora Lúcia Lima Leite. Estudos de avaliação na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.293-304. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho se propõe a analisar as pesquisas realizadas na área da educação infantil, abordando especificamente a avaliação do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Neste ensaio teórico, são citados diversos autores, de diferentes países, todos com experiências reconhecidamente bem-sucedidas nesse campo. No Brasil, buscou-se a legislação e as orientações dos órgãos que trabalham com esse nível de ensino. Em seguida, são apresentados estudos de avaliação que focalizam o desempenho dos alunos por meio de diversas modalidades de avaliação. Concluiu-se que são muitas as alternativas para acompanhar o desenvolvimento da criança, relacionando-a em diferentes aspectos de sua realidade física e social.

Palavras-chave : Avaliação; Educação Infantil; Crianças de 0-5 Anos; Desenvolvimento da Criança.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )