SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Psicometria Moderna:características e tendências. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.319-340. ISSN 0103-6831.

O artigo pretende descrever as novas tendências da Psicometria Moderna, sintetizadas na constatação do uso massivo dos modelos unidimensionais da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Para tanto, faz-se um breve relato histórico da TRI, apresentam-se os quatro modelos unidimensionais da TRI, discutem-se os dois principais supostos da TRI - unidimensionalidade e independência local dos itens - e a técnica estatística mais adequada à sua verificação - a análise fatorial. Descrevem-se as fases de estimação dos parâmetros métricos dos itens e da aptidão dos indivíduos, as respectivas provas para verificar o ajuste do modelo aos dados e, finalmente, algumas ideias básicas acerca da função de informação dos itens.

Palabras clave : Psicometria; TRI; Avaliação da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )