SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

AGUERRONDO, Inês. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.363-387. ISSN 0103-6831.

O presente artigo debate a urgência de um novo modelo de formação docente baseado na inovação. A proposta vigente necessita de um salto de perspectiva que supere as lógicas clássicas de instituições fechadas e garanta a preparação de novos docentes para novas escolas, no marco de um novo sistema educativo, cujo compromisso seja a formação-para-a-ação. O texto, refletindo sobre cinco dimensões fundamentais da prática docente (a pedagógico-didática, a político-institucional, a produtiva, a interativa e a especificadora), propõe dez ideias-força que servem de base para um novo modelo de formação inicial e contínua dos docentes.

Palavras-chave : Formação de Professores; Inovação Pedagógica; Prática de Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )