SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue44Formación docente en la sociedad del conocimientoO professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; CASTANHEL PERON, Luciana del  and  DESIDERIO, Ricardo. Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.389-410. ISSN 0103-6831.

Este trabalho objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem de professores de Matemática e alunos das séries finais do ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná e outras questões importantes referentes às práticas avaliativas presentes no processo de ensino e aprendizagem. O estudo possibilitou analisar as respostas aos questionários aplicados a professores e alunos desse nível de ensino, procurando categorizá-las e associá-las a um referencial teórico adequado a cada análise feita. Os resultados demonstraram que as concepções se associaram frequentemente à verificação da aprendizagem, servindo ao professor, prioritariamente. Tais resultados, longe de serem conclusivos, ampliam, no entanto, nossa compreensão a respeito da visão dos docentes e discentes sobre a avaliação, fornecendo um conjunto de informações bastante relevante, tanto do ponto de vista da reflexão teórica quanto da prática educativa.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Relações Professor-Alunos; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )