SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número44Concepções de avaliação de professores e alunos da rede pública do Estado do ParanáAvaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docente. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.411-424. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa que analisou a criação da função de professor coordenador pedagógico (PCP) nas escolas estaduais de São Paulo no bojo das reformas educacionais ocorridas em meados dos anos 90. Norteados por uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental que analisou documentos da Secretaria de Educação (inclusive legislação), materiais produzidos por entidades representativas dos professores e uma bibliografia relacionada à história da educação, procuramos elucidar a trajetória percorrida pela coordenação pedagógica em diferentes contextos históricos, analisando a concepção de trabalho docente em relação a esses momentos. Por outro lado, investigamos as dificuldades de trabalho do PCP nas escolas da rede estadual de ensino, recorrendo a pesquisas que foram produzidas sobre o tema, cuja análise nos permitiu a aproximação com o contexto de trabalho da função e o reconhecimento das implicações das reformas educacionais para a constituição da profissionalidade docente.

Palavras-chave : Coordenação Pedagógica; Reforma do Ensino; Profissionalização; Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )