SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue44O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira docenteAvaliação da aprendizagem na legislação nacional: dos anos 1930 aos dias atuais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

REIS, Thaize de Souza; SOUZA, Deisy das Graças de  and  ROSE, Júlio César de. Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.425-452. ISSN 0103-6831.

O presente estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa informatizado para o ensino individualizado de leitura e escrita e sua efetividade quando implementado em escolas, pelas próprias professoras. O estudo foi conduzido com 64 alunos que não estavam aprendendo a ler e escrever na sala de aula e que mostraram ausência de leitura em uma avaliação de pré-teste. Foi utilizado um delineamento de grupo em que o Grupo Experimental (N=38) foi exposto ao programa de ensino de leitura (uma sequência de 17 passos de ensino intercalados com 15 passos de avaliações periódicas), e o Grupo Controle (N=26) a um programa similar, mas que ensinava somente relações entre palavras ditadas e figuras. Os escores de leitura e de ditado no pós-teste foram acurados e significativamente maiores no Grupo Experimental. Os resultados replicaram e estenderam os resultados de laboratório, o que permite sugerir o emprego do programa de ensino como uma atividade suplementar ao currículo escolar para ensinar alunos que apresentam dificuldades com os procedimentos convencionais de sala de aula.

Keywords : Leitura; Escrita; Informática; Processo de Ensino-Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )