SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue44Regulação educacional, formação e trabalho docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.493-507. ISSN 0103-6831.

O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.

Keywords : Políticas Educacionais; Políticas Públicas; Educação; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )