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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GAMA, Zacarias. Avaliação das instituições públicas de ensino superior: direções e interesses subjacentes. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.33-44. ISSN 0103-6831.

Este texto é produto de uma pesquisa mais ampla que teve como objeto de investigação a auto-avaliação de duas universidades públicas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), realizada por suas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), em conformidade com a Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e com a Portaria MEC n. 2.051, de 9 de julho de 2004. Objetivou investigar a configuração e a implementação do processo auto-avaliativo em ambas as universidades, seu impacto na promoção do avanço do conhecimento e formação de cidadãos, suas contribuições para a superação de reducionismos e explicações simplistas da realidade humana, e suas possíveis contribuições para a construção do diálogo entre as diversas áreas e disciplinas acadêmicas. Entre os seus resultados destacam-se os relatórios estranhados, a subsunção dos tempos livres, o apagamento das subjetividades e a recapacitação das universidades, mediada pela Teoria do Capital Social.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Avaliação da Educação; Ensino Superior; Teoria do Capital Social.

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