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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

COSTA, Lilia Carolina Carneiro da; SANTOS, Jessica Priscila Rivas dos; GUIMARAES, Antonio  e  GUIMARAES, Nadya Araujo. Avaliação da ação afirmativa no vestibular da UFBA. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.67-85. ISSN 0103-6831.

Com o objetivo de tornar o ensino superior acessível a todos, independentemente da classe social ou etnia, as universidades públicas vêm implantando ações afirmativas. A partir de 2005, o vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui um sistema de cotas que reserva cerca de 45% das vagas para candidatos originários de escola pública que se declaram pretos, pardos, índio-descendentes ou de outros grupos étnicos. Assim, desejando verificar as mudanças ocorridas no vestibular, em razão do sistema de cotas, este estudo utiliza dados da UFBA, de 2003 a 2008, e analisa a relação existente entre a aprovação no vestibular e as características dos candidatos, como renda familiar, cor/raça e nível educacional dos pais, entre outras variáveis. Mediante modelos logísticos ajustados a cada característica do candidato, foi observado que o sistema de cotas aumentou as chances de aprovação para os candidatos com renda familiar de 1 a 5 salários mínimos, que estudaram em escola estadual no 2º grau, e que trabalharam enquanto cursavam o ensino médio, entre outras variáveis. Já com o modelo logístico múltiplo, foi observado principalmente que a variável raça/cor  apresentou uma tendência à equidade ao longo dos anos, isto é, independentemente da etnia, os candidatos tendem a ter as mesmas chances de serem aprovados no vestibular.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Universidades Públicas; Sistema de Cotas; Raça.

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