SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Ampliando o conceito de competência: contribuições às políticas públicas de certificação de competênciasMatriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

PAGAIME, Adriana. Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotas. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.127-143. ISSN 0103-6831.

Com o objetivo de investigar a transição escola/mercado de trabalho, das pessoas com deficiência - seja física, auditiva, visual, mental ou mista -, este estudo, norteado pela lei de cotas (reserva de vagas para pessoas com deficiência) analisa os resultados de 3 concursos públicos, realizados em 2005, 2006 e 2007, para verificar se as pessoas com deficiência dependem exclusivamente de cotas e permanecem concorrendo entre si. Os resultados indicaram que o número de pessoas com deficiência que buscaram inserção no mercado de trabalho, no serviço público, aumentou, porém ainda não atingiu 1% do total de inscritos. A análise, comparando os resultados obtidos nas provas, sugere que os candidatos que se declaram com deficiência teriam chances remotas de ingresso na carreira pública, se não amparados legalmente pelas cotas.

Palabras clave : Deficientes; Sistema de Cotas; Concurso; Mercado de Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )