SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Ampliando o conceito de competência: contribuições às políticas públicas de certificação de competênciasMatriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PAGAIME, Adriana. Pessoas com deficiência: concursos públicos e cotas. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.127-143. ISSN 0103-6831.

Com o objetivo de investigar a transição escola/mercado de trabalho, das pessoas com deficiência - seja física, auditiva, visual, mental ou mista -, este estudo, norteado pela lei de cotas (reserva de vagas para pessoas com deficiência) analisa os resultados de 3 concursos públicos, realizados em 2005, 2006 e 2007, para verificar se as pessoas com deficiência dependem exclusivamente de cotas e permanecem concorrendo entre si. Os resultados indicaram que o número de pessoas com deficiência que buscaram inserção no mercado de trabalho, no serviço público, aumentou, porém ainda não atingiu 1% do total de inscritos. A análise, comparando os resultados obtidos nas provas, sugere que os candidatos que se declaram com deficiência teriam chances remotas de ingresso na carreira pública, se não amparados legalmente pelas cotas.

Palavras-chave : Deficientes; Sistema de Cotas; Concurso; Mercado de Trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )