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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

AGUIAR, Glauco da Silva. O Funcionamento Diferencial do Item (DIF) como estratégia para captar ênfases curriculares diferenciadas em matemática. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.169-189. ISSN 0103-6831.

O texto apresenta o Differential Item Functioning (DIF) como uma importante ferramenta estatística na identificação de diferenças em testes de habilidade cognitiva que fazem uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a exemplo do que ocorre nas avaliações educacionais em larga escala. Um item apresenta DIF quando alunos de diferentes grupos que possuem a mesma habilidade cognitiva não têm a mesma probabilidade de acertarem o item. O presente trabalho utiliza os resultados do Brasil e de Portugal, no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), de 2003, cuja área de conhecimento privilegiada foi a Matemática. Foram analisados 84 itens aplicados a alunos de 41 países, sendo 4452 brasileiros e 4608, portugueses. Os resultados discutidos mostram que alguns itens apresentam funcionamento diferencial entre alunos brasileiros e portugueses, principalmente em função da subárea da Matemática e do contexto em que o conhecimento matemático é aplicado.

Palavras-chave : Funcionamento Diferencial do Item (DIF); Teoria de Resposta ao Item; Ensino de Matemática; PISA.

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