SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BAUER, Adriana. Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente?. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.229-251. ISSN 0103-6831.

O presente artigo visa a compartilhar as vicissitudes de uma proposta de avaliação de impacto de um programa educacional, objeto atual de análise da autora. Tal estudo, provisoriamente intitulado "Avaliação de possíveis impactos de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida", originou-se da preocupação com a escassez de trabalhos que buscassem mensurar impactos de programas educacionais no Brasil. O texto discute o conceito de "avaliação de impacto" e analisa as dificuldades metodológicas inerentes a esse tipo de avaliação. Traz exemplos dos desafios subjacentes à mensuração de impacto em educação que frustraram o projeto inicial de doutoramento da autora e as tentativas realizadas no sentido de superar tais obstáculos. A motivação para a produção do artigo não é, portanto, compartilhar resultados de pesquisa, mas sim propor a discussão das dificuldades encontradas e dos caminhos metodológicos que podem ser utilizados para o estudo de efeitos de programas, visando ao aprofundamento das reflexões sobre a temática.

Palabras clave : Avaliação do Programa; Formação de Professores; Saresp; Programa Letra e Vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )