SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Avaliação oficial: o que dizem os mediadores da política pública sobre o impacto na prática docenteResultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensino. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.271-296. ISSN 0103-6831.

Este texto é resultado de uma pesquisa que investigou especificidades associadas ao contexto familiar, que contribuem para que alunos de escolas públicas tenham desempenhos bastante variados, e o impacto agregado desses fatores nos estabelecimentos de ensino. A referência teórica encontra-se na literatura sobre o efeito das escolas e a eficácia escolar, e a relação família/escola. Os dados provêm de uma pesquisa do tipo painel longitudinal com 1194 estudantes do ensino fundamental, de sete instituições públicas de Belo Horizonte, que foram testados em Língua Portuguesa e Matemática, em três ocasiões, e que responderam aos questionários. Os pais de 38 alunos, selecionados de acordo com o desempenho dos filhos nos testes, foram entrevistados, assim como alguns profissionais das escolas, e os dados quantitativos e qualitativos analisados de forma integrada com auxílio da informática. Os resultados mostraram atitudes familiares que contribuem para a estratificação escolar, mas as instituições não são meras reprodutoras dos inputs familiares. Algumas, com maior prestígio, reconhecem que foram escolhidas e se esforçam para manter a reputação alcançada, trabalhando para que os estudantes tenham bons resultados.

Palavras-chave : Relações Escola-Família; Escolas Públicas; Rendimento Escolar; Alunos; Desempenho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )