SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Dimensões do efeito das escolas: explorando as interações entre famílias e estabelecimentos de ensinoEnsino médio obrigatório: que impactos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ROSE, Neubauer et al. Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.297-317. ISSN 0103-6831.

O artigo discute os resultados da avaliação do Projeto Piloto Educa+Ação, desenvolvido em escolas públicas municipais de oito municípios do Vale do Ribeira/SP, em 2007 e 2008. A partir de uma parceria entre a Fundação Bradesco, o Banco Bradesco, as Prefeituras e com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), este projeto teve por objetivo a alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental (de nove anos), por meio da formação de professores para o uso de metodologia e material didático da Fundação Bradesco. Os resultados obtidos na avaliação de Leitura indicaram que 50% dos alunos acertaram 73% ou mais das questões da prova, e que 70% tiveram desempenho médio ou acima da média em Matemática, o que pode ser considerado extremamente satisfatório se comparado aos resultados alcançados pelos alunos em avaliações estaduais e nacionais recentes. Por meio da análise estatística das variáveis consideradas significantes para diferenciar o desempenho de diferentes grupos de alunos, foi possível concluir que fatores como: a idade dos alunos, a frequência à pré-escola, o grau de escolaridade dos professores e a sua permanência durante os dois anos do projeto foram determinantes para os resultados alcançados.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Desempenho; Projeto Piloto Educa+Ação; Escolas Públicas; Alunos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )