SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Políticas educativas e auto-avaliação da escola pública portuguesa: apontamentos de uma experiênciaAssessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SANTOS, Tahíse Maria de Brito Medeiros dos; MONTEIRO, Viviane Rodrigues Viana  e  RODRIGUES JUNIOR, José Florêncio. Confiabilidade dos julgamentos de avaliadores de prova escrita na seleção para o mestrado. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.363-373. ISSN 0103-6831.

Setores da comunidade acadêmica têm expressado seu entendimento de que programas de pós-graduação, particularmente os de stricto sensu, devem-se submeter a auto-avaliações. O presente estudo insere-se num contexto de auto-avaliação de um programa de mestrado. Seu propósito é investigar o perfil de confiabilidade dos julgamentos dos examinadores da prova escrita no processo de seleção ao Mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste. O intervalo considerado abrangeu os anos de 1994 a 2006, totalizando 10 processos de seleção. Analisaram-se os dados numéricos das atribuições de notas, ano a ano, com base no coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados apresentam um perfil irregular, com índices de correlação tanto baixos (r=0,15) como elevados (r=0,89). A análise estritamente documental mostrou-se insuficiente para explicar o padrão errático das correlações ao longo dos dez processos examinados. Sugerem-se procedimentos adicionais, tanto no que se refere ao pesquisar como no que diz respeito à elevação da confiabilidade no aferimento das provas escritas do processo de seleção.

Palavras-chave : Mestrado; Pós-Graduação; Autoavaliação; Avaliação de Desempenho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )