SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46Assessoria pedagógica a docentes universitários: relato de experiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

DECIA, Ana Cristina Muniz  and  ARGOLLO, Rivailda Silveira Nunes de. Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.46, pp.387-404. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação.

Keywords : Avaliação Institucional; Autoavaliação; Sinaes; Gestão; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )