SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47O sistema nacional de avaliação: Características, dispositivos legais e resultadosSaresp e progressão continuada: Implicações na avaliação escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

COURI, Cristina. Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito- escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.449-472. ISSN 0103-6831.

RESUMO O texto apresenta uma proposta para a desagregação do índice de nível socioeconômico utilizado nas investigações sobre efeito-escola e escolas eficazes em quatro dimensões: capital econômico, capital cultural, capital social de convivência e capital social de intervenção, com o uso de novas técnicas, entre elas a técnica GOM. Propõe também a introdução, nos modelos hierárquicos utilizados nestas pesquisas, das variáveis de interação entre a cor/raça e os recursos familiares dos alunos.

Palavras-chave : Desigualdades Sociais; Raça; Recursos Financeiros; Famílias; Escolas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )