SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Nível socioeconômico e cor/raça em pesquisas sobre efeito- escolaNo espelho da avaliação externa: o ensino público municipal de Aracaju índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ARCAS, Paulo Henrique. Saresp e progressão continuada: Implicações na avaliação escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.473-488. ISSN 0103-6831.

Resumo Este artigo apresenta dados de pesquisa cujo objetivo foi identificar implicações do Saresp e da progressão continuada na avaliação escolar. Para tanto, foi feito estudo de caráter qualitativo, por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com professores coordenadores de escolas estaduais paulistas. Concluiu- se que ambas as medidas influenciam nas práticas avaliativas desenvolvidas na escola, mas enquanto há certa rejeição à progressão continuada, o que compromete o desenvolvimento da avaliação formativa, a aceitação do Saresp revela a tendência de reiteração de concepções tradicionais, evidenciando a importância crescente da avaliação externa no trabalho escolar

Palabras clave : Avaliação da Educação; Progressão Continuada; Saresp; Orientação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )