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Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LOUZANO, Paula; ROCHA, Valéria; MORICONI, Gabriela Miranda  and  OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.543-568. ISSN 0103-6831.

Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioeconômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das instituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo. Este estudo, financiado pela Fundação Lemann e pelo Instituto Futuro Brasil (lFB), foi apresentado no· seminário O Professor visto como um profissional: captação, formação e retenção de talentos realizado no Insper (antigo IBMEC), em julho de 2008. quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. Entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos alunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.

Keywords : Magistério; Salário; Formação de Professores; Análise Quantitativa; Educação Continuada.

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