SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no BrasilO sentido da pesquisa na formação inicial de professores: políticas e práticas do curso de pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

FERNANDES, Neimar da Silva; SOARES, Tufi Machado; PENA, Anderson Córdova  y  CUNHA, Iago Carvalho. O conhecimento do professor em avaliação educacional e a proficiência do aluno. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.569-590. ISSN 0103-6831.

Este artigo se propõe a mostrar a associação existente entre o desempenho dos alunos nos testes de proficiência aplicados pelo Proeb/Simave - Sistema Mineiro de Avaliação Escolar - e o conhecimento que os professores têm sobre o tema da avaliação em larga escala. Foi constatado que, mesmo controlados os efeitos das características socioeconômicas dos alunos, da escola e das variáveis referentes à motivação do professor e ao clima escolar, o conhecimento do docente sobre avaliação em larga escala associa-se a um maior desempenho dos alunos.

Palabras clave : Rendimento Escolar; Modelos de Regressão Hierárquicos; Avaliação da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )