SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número47O conhecimento do professor em avaliação educacional e a proficiência do alunoAvaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ROSA, Sanny S. da. O sentido da pesquisa na formação inicial de professores: políticas e práticas do curso de pedagogia. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.591-610. ISSN 0103-6831.

O artigo trata de um estudo em desenvolvimento sobre a pesquisa como conteúdo curricular dos cursos de formação de professores para a educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas educacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas características socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as concepções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a respeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em consideração tanto os aspectos subjetivos como as características socioculturais dos alunos na análise a respeito da importância (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisadores; Pedagogia; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )