SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue47O sentido da pesquisa na formação inicial de professores: políticas e práticas do curso de pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SUASSUNA, Lívia  and  BEZERRA, Michelle Batista. Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.611-628. ISSN 0103-6831.

Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliação como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metodologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhadas numa classe da 8a série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). Registros descritivos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professora observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avaliação um processo reorientador da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Processo Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Educação; Língua Portuguesa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )