SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Evaluación del desempeño docente: una experiencia formativa para alumnos y profesoresEstrategias académicas como alternativas de evaluación de desempeno docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ORTIGAO, Maria Isabel Ramalho. Análise das práticas de professores de matemática da educação básica. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.29-52. ISSN 0103-6831.

O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.

Palabras clave : Práticas Pedagógicas; Ensino de Matemática; Questionário; Escalas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )