SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professoresEstratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ORTIGAO, Maria Isabel Ramalho. Análise das práticas de professores de matemática da educação básica. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.29-52. ISSN 0103-6831.

O estudo busca caracterizar as práticas docentes em Matemática com base nas informações obtidas com a aplicação de um questionário auto-administrado. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 169 professores de matemática do ensino fundamental que lecionam em escolas públicas e particulares da cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de obter uma caracterização das escolas onde esses docentes atuam um segundo questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes, possibilitando a obtenção do perfil socioeconômico e cultural médio dos alunos dessas escolas. Escalas do tipo Likert foram construídas e validadas para instigar professores a se posicionarem em relação às abordagens didáticas implementadas, à organização das aulas e aos procedimentos usados para avaliar formalmente os estudantes. Aos alunos foi solicitado que informassem sobre posse de bens, hábitos de estudo, escolaridade familiar. A análise, de natureza quantitativa, foi realizada, utilizando-se a teoria da resposta ao item não paramétrica. O modelo de medição, apoiado nas respostas aos itens sobre práticas pedagógicas em Matemática, definiu cinco escalas, com boas propriedades estatísticas.

Palavras-chave : Práticas Pedagógicas; Ensino de Matemática; Questionário; Escalas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )