SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Análise das práticas de professores de matemática da educação básicaAvaliação de professores: um campo complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

HAWERROTH, Jolmar Luis; HEKIS, Hélio Roberto; QUEIROZ, Jamerson Viegas  e  QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira. Estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho docente. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.53-75. ISSN 0103-6831.

Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, considerando as estratégias acadêmicas constantes nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação de uma faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente com base nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfase em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do estudo, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela instituição. Dessa forma, o referido modelo possibilita, aos administradores acadêmicos, maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.

Palavras-chave : Avaliação de Desempenho; Estratégia; Instituições de Ensino; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )