SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Academic strategies as alternatives to evaluating teacher performanceDevelopment and validation of an instrument for evaluating courses in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GATTI, Bernardete A.. Avaliação de professores: um campo complexo. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.77-88. ISSN 0103-6831.

O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.

Keywords : Avaliação de Professores; Avaliação Externa; Avaliação em Serviço; Avaliação Participativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )