SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Estrategias académicas como alternativas de evaluación de desempeno docenteDesarrollo y validación de un instrumento para la evaluación de asignaturas en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GATTI, Bernardete A.. Avaliação de professores: um campo complexo. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.77-88. ISSN 0103-6831.

O artigo propõe uma reflexão sobre como a avaliação de docentes vem sendo colocada nas discussões da área de educação, lembrando que esses processos avaliativos possuem, em seus modelos e desenvolvimento, uma associação grande entre suas finalidades específicas em dadas situações e o conjunto de valores, atitudes e comportamentos dos próprios avaliadores. Diferencia os processos avaliativos de natureza educativa e os de natureza seletiva. Trata de aspectos relativos às novas tendências em avaliação de professores, destacando os processos avaliativos que têm como característica principal o de serem desenvolvidos na própria escola, no ambiente de atividades do professor, especialmente os de natureza participativa. Levanta aspectos necessários ao desenvolvimento de avaliações de professores em situação, de forma interativa, participativa, visando ao seu crescimento profissional.

Palabras clave : Avaliação de Professores; Avaliação Externa; Avaliação em Serviço; Avaliação Participativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )