SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superiorAnálise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOUZA, Ângelo Ricardo de; GOUVEIA, Andréa Barbosa  e  SCHENEIDER, Gabriela. Índice de condições de qualidade educacional: metodologia e indícios. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.48, pp.115-135. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma metodologia para avaliação de políticas educacionais - Índice de Condições de Qualidade (I CQ) - desenvolvida na pesquisa "Políticas Educacionais e Qualidade de Ensino" (Nupe, 2007). O papel desta metodologia é auxiliar a estabelecer elementos mais objetivos para a avaliação da relação entre política e qualidade. Compreendendo que qualidade educacional não pode ser reduzida aos resultados estudantis aferidos pelos sistemas de avaliação, optou-se por trabalhar com a ideia de "condições de qualidade". Isto é, tomou-se a ideia de qualidade como as condições disponíveis para a realização do ensino e para a efetivação da aprendizagem, dimensionáveis em indicadores quantificáveis. O trabalho conclui propondo o ICQ que incorpora dimensões reconhecidas na literatura como importantes para o trabalho pedagógico e as informações disponíveis nos questionários de contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) - 2003. O ICQ é constituído por três partes: Índice de Condições Materiais da Escola (ICME), Índice do Professor (IP) e Índice de Gestão (IG). Os testes mostram que ele evidencia aspectos importantes das condições de qualidade e apresenta relação positiva com os resultados estudantis.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Qualidade do Ensino; Avaliação da Educação; Saeb.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )