SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49La prueba: un instrumento de evaluación para regular la enseñanza y el aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

PUNHAGUI, Giovana Chimentâo  y  SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliar para aprender: a construção de uma realidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.209-231. ISSN 0103-6831.

O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.

Palabras clave : Trabalho Docente; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )