SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PUNHAGUI, Giovana Chimentâo  e  SOUZA, Nadia Aparecida de. Avaliar para aprender: a construção de uma realidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.209-231. ISSN 0103-6831.

O trabalho apresenta a análise das práticas avaliativas do Certificado em Ensino de Língua Inglesa para Adultos (Celta), com o objetivo de compreendê-las como conjunto de ações compromissadas com a avaliação formativa, confrontando-as com as proposições teóricas. Utiliza a abordagem qualitativa como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, sendo o relato de experiência a tipologia adotada. Analisa as práticas formativas sob a luz do referencial teórico e, a partir deste, por fim, aponta aprendizagens e tece sugestões/contribuições significativas relativamente às possibilidades e à viabilidade de exercer a avaliação formativa em sala de aula, evidenciando as conseqüências positivas de sua aplicação para a aprendizagem do aluno.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Avaliação Formativa; Processo de Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )