SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Assessment for learning: building a realityWritten tests as tools to assess the learning of Science students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.233-258. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo analisar as possibilidades das provas serem implementadas na perspectiva de uma avaliação formativa. Visando não só a coletar dados, mas também a buscar alternativas que pudessem colaborar, a pesquisa focou a reconstrução da prova tanto no discurso docente como na prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com educadores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e médio. Com esses professores foram aplicados questionários, realizadas entrevistas, observação participante e oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento e de orientações ao professor contribuem para que a prova, na quase totalidade das vezes, continue sendo utilizada como instrumento burocrático e das si fica tório. Esta nova perspectiva contribui para diminuir o fracasso escolar, uma vez que, se o professor utilizar a prova como ferramenta formativa, o aluno poderá superar obstáculos, aperfeiçoar seu percurso e construir sua aprendizagem de forma mais significativa.

Keywords : Avaliação Formativa; Regulação Escolar; Avaliação da Aprendizagem; Testes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )